Foto:http://ccca.concordia.ca/
NOBUO KUBOTA
Nobuo Kubota RCA DFA (nascido em 1932 em Vancouver , British Columbia ) é um artista multimídia canadense.
Kubota cresceu com um forte enfoque japonês em sua casa e desde cedo se interessou pelos escritos de Jack Kerouac e DT Suzuki . Esses dois fatores explicam parcialmente sua atração posterior pelo Zen Budismo . Ele é formado em arquitetura pela Universidade de Toronto e praticou arquitetura por dez anos. [2] Como arquiteto, seu interesse pelo Zen Budismo foi reforçado por uma atração pela arquitetura japonesa, que mais tarde teria uma influência sobre ele como escultor. Ele se tornou escultor em 1969, expôs regularmente com o grupo Isaacs Gallery em Toronto, e diz-se que adotou deliberadamente um "visual" japonês em seu trabalho, no qual faz alusão à estética e à arte japonesas.
Seu trabalho costuma combinar som, música, instalação e filme, prática que ele rotula de 'intermediária'. Membro da Artists Jazz Band desde o final dos anos 1960 (tocou sax alto) e do CCMC (Canadian Creative Music Collective) (1974-1991), e como um dos membros fundadores da Music Gallery, ele é conhecido por suas extensas técnicas vocais e poesia sonora que podem ser assistidas e ouvidas no You Tube.
Seu interesse atual envolve o desenvolvimento de um estilo caligráfico de notação para a representação de som, que ele chama de 'Caligrafia Sônica'.
Ele publicou dois livros, Phonic Slices e Deep Text (ambos em 2001) com a Coach House Books.
Fonte da bibliografia: WIKIPEDIA
IMAGINÁRIOS DE RUPTURAS / POÉTICAS VISUAIS. Org. Fernando Aguiar; Jorge Maximino. Lisboa: Insituto Piaget, 2002. 88 p. ilus. p&b "Bienal Internacional de Poesia do Douro e Vale do Côa".
Ex. bibl. Antonio Miranda
*
VEJA mais POESIA VISUAL em nosso PORTAL DE POESIA:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/poesia_visual.html
Página publicada em agosto de 2021
|